CONCURSO PARA BOMBEIRO DO CEARÁ: EDITAL PREVISTO PARA NOVEMBRO DE 2013

Está previsto para novembro o lançamento do edital do concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado Ceará. A informações é da assessoria de comunicação da corporação. Prova disto é que, também de acordo com a assessoria, o edital está em fase final de elaboração. Ao todo, 300 novos soldados deverão ingressar na instituição para que, até 2014, com a chegada da Copa do Mundo, a entidade esteja devidamente preparada para atender à população e turistas de maneira eficiente.

"A instituição tem a intenção de realizar este concurso rapidamente e formar esses novos soldados antes de 2014. É justamente vislumbrando o desenvolvimento do Estado do Ceará e o evento internacional que o Corpo de Bombeiros tem a grande satisfação de anunciar a entrada desses 300 servidores", afirmou em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, o tenente coronel e assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Leandro Silva Nogueira.

Quanto a escolha da organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pela organização dos três últimos concursos da Secretaria de Segurança Pública do estado, é um forte candidato na disputa pela realização. "É provável que a organizadora seja a mesma do concurso para a PM (Cespe/UnB), mas ainda assim, todas as possibilidades serão analisadas", pontua o major Francisco Vanderlan Carvalho, articulador da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a qual o Corpo de Bombeiros é vinculado.

O salário bruto do aluno-soldado é de R$1.713,29 e o do Soldado é de R$2.638,61. Os interessados em ingressar na carreira devem ter, no mínimo, ensino médio completo, idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos e altura superior a 1,62m para o sexo masculino, e 1,57m para o feminino.

Programa de estudo similar a da PM-CE

Apesar do edital não ter sido divulgado, o major Vanderlan adiantou em entrevista recente que algumas disciplinas em comum entre a Polícia Militar do Ceará e o Corpo de Bombeiros do estado podem fazer a diferença para quem deseja iniciar o plano de estudos. "Os candidatos podem se basear no edital do último concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar (PM-CE). O conteúdo cobrado será muito
parecido."

No exame objetivo da PM, que aconteceu entre 2011 e 2012, os candidatos tiveram seus conhecimentos testados através das disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, História do Brasil, Geografia do Brasil, Matemática e Raciocínio Lógico. Além disso, os concorrentes deveriam estar integrados à legislação que rege a corporação através do Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará