CONCURSO PM DA PARAÍBA 2014

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, confirmou nesta terça-feira (4) que o concurso público para a corporação vai disponibilizar 600 vagas. A realização da seleção foi anunciada na segunda-feira (3) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). A previsão é que o edital seja lançado em abril.

“Deveremos fechar o edital até o final de março. O governador autorizou 600 vagas e nós vamos realizar esse processo seletivo com o intuito de trazer mais segurança, de ter mais policiais nas ruas”, disse o coronel Euller, durante solenidade em comemoração aos 182 anos de fundação da Polícia Militar da Paraíba.

Chaves explicou que todos os detalhes do edital serão discutidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas e uma comissão específica será designada para trabalhar na elaboração do concurso. Ele acrescentou que nessa etapa também será definida a distribuição das vagas pelas diferentes regiões do estado.

Com o ingresso desses novos 600 policiais, a Polícia Militar da Paraíba passará a ter um efetivo de 9.840 integrantes. Segundo o coronel Euller, isso vai ajudar a sanar o déficit que existe em algumas regiões do estado. “A questão do efetivo é muito relativa, tem regiões que precisam de mais efetivo  e outras de menos, dependem de gestão. A questão do déficit é algo que existe em toda a área do serviço público”, pontuou.

Euller Chaves explicou ainda que existe um cálculo que estabelece a média de 12 a 14 mil homens como  total de policiais previsto para a Paraíba. “Não existe efetivo ideal, existe efetivo previsto, o que não quer dizer que é o ideal”, destacou o comandante-geral.


O site da Polícia Militar da Paraíba informa que o último concurso público para o órgão ofereceu mil vagas para soldado, em 2008, destinadas às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Destas, 50 eram para candidatas do sexo feminino. Também aconteceu, no mesmo ano, um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário. Foram 900 vagas para as mesmas cidades.